Pular para o conteúdo principal

Cristianismo Moderno - Parte I

Há uns dias atrás vi o filme Alexandria. Apesar de entender que várias partes do filme são fictícias, pois pouco se sabe sobre a vida de Hipácia, o filme multiplicou minha antipatia pelo Cristianismo moderno.

Recentemente postei no Facebook: "Deus, OK. Cristo, OK. Cristianismo, NOT OK." Uma conhecida disse "Acho que você quis dizer "Religião, NOT OK.". Não, não, não. Eu quis dizer Cristianismo mesmo e não religião. Apesar de achar que religião pode ser problemático, meu problema, especificamente, é com o Cristianismo moderno. Infelizmente.

Não estou incitando ódio religioso. Estou dividindo uma opnião pessoal. E por que tenho problemas com o Cristianismo? Porque em toda a história da humanidade, eu nunca vi uma religião conseguir manipular tanta gente ou destruir tanta coisa. Cristãos seguem a fé segamente e não conhecem a própria religião. Quando digo "Cristão" ou "Cristianismo", estou na verdade me referindo à religião Católica, Evangélica e derivantes.



Livros, idéias, ideais, reinos, religiões, culturas... o Cristianismo já destruiu tudo isso em nome da fé. Em nome de Deus. Já tive minha fase de antipatia à Deus. Nunca tive fase de antipatia à Cristo. Se ele existiu, foi um grande filósofo! E se Deus existe, também já não tenho nada contra o mesmo. Não sou fã e descordo do jeito que ele faz as coisas. Mas, segue quem quer. Submete-se quem quer. Somos todos livres e respeito a liberdade religiosa! Hoje vejo tudo como culpa do homem. Culpa do homem que manipula a religião e culpa do homem que segue sem conhecer e nem questionar.

Agora, aparentemente, a igreja primitiva era algo mais limpo, mais organizado, mais respeitador, menos limitador... Acredito que as coisas desandaram quando o imperador Romano se converteu ao Cristianismo e implantou as crenças e costumes pagãos no Cristianismo. Aí fudeu tudo! Tanto pro lado pagão quanto pro lado cristão. E continua tudo fudido até hoje...


Comentários

  1. Olá,concordo com vc quando diz que o cristianismo manipulou muita gente, mas eu acho um absurdo na era que vivemos algumas pessoas se submeterem a esse tido de manipulação. Afinal se quero algo pra minha vida, se quero seguir algum dogma religioso tenho que no minimo conhecer o que é.Qanto ao fundimento dos custumes pagãos ao cristianismo, isso só prova que é um caminho que não pode ser levado muito a serio.
    Raquel

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Assuntos para Janeiro 2012

Bom, pessoal, estes são os assuntos planejados para Janeiro. Posso pular ou adicionar assuntos. Mas queria dar uma idéia do que está por vir...  - Presença de pessoas conhecidas em rituais e eventos públicos. - Fé ou Extremismo Religioso? - Ritual de Casamento: Até onde "imitar" os remanescentes medievais? - Até onde imitar costumes antigos e medievais no paganismo moderno - Rituais: Quais são realmente essenciais? E por que a divisão dos Wiccanos em "rodar" pelo Sul ou pelo Norte? - Os deuses são frutos da imaginação, criações necessárias desde os primórdios. Será? - Caminhadas e passeatas de Orgulho Pagão. Minha postura sobre o assunto. - Wicca Xamânica. OK. Wicca Esotérica. NOT OK? - Passeadas ecológicas, reciclagem, contato real e respeito real pela natureza. Muita teoria (ruim) e pouca prática. - Bruxaria Diânica, Feminismo, Machismo, Homesexualidade. Algum destes causa falta de balanço entre as energias femininas (deusa) X masculinas (deu...

Minha Vida Pagã; Hoje.

Incrível como a vida acontece. Passa. Voa. A gente nem percebe... Há algumas semanas atrás, minha mãe estava comentando de uns problemas pessoais, meus, com o pai de santo dela. A resposta imediata dele foi: "Mas como? Ela sabe o que fazer pra afastar coisas assim." E a resposta da minha mãe foi: "Já há muitos anos que ela não faz nada, não mexe com nada, casou com um ateu." A vida destrai a gente. O trabalho. O parceiro. Outras atividades interessantes... Já há anos estou planejando a reconexão com o divino (igreja, terreiro, o que for!). Comprei um tarô novo uns meses atrás, pra ver se me inspira. Fui iniciada no Budismo e o estou levando como uma filosofia de vida (e não religião).  Farei o possível pra escrever aqui sobre pensamentos e coisas relacionadas à vida espiritual. Nunca fui mesmo Wicca (exceto pelos primeiros meses, onde explorava a religião). Nunca fui de religião nenhuma, na verdade. Mas sempre tive a necessidade de conexão com o d...

Definindo o que é permitido no Altar.

Um meme da página A Senhora do Lago , no Facebook, gerou um pequeno debate recentemente. O meme abaixo fala que não pode ter Barbie no Altar.  Particularmente, acho a idéia meio estranha. Mas ser estranho não é ser errado. Mesmo assim, achei que isso era só brincadeira. Daí uma conhecida posta o link para um caso real de Barbie no altar: Caramba! Vi também outra foto com uma boneca (estilo Barbie) e um coelhinho de pelúcia, num altar de Ostara. Agora, se pode coelhinho de pelúcia, por que não pode boneca?  O que você acha? É tudo muita loucura e errado ou altar é pessoal e vale tudo? A discussão rola aqui e na nossa comunidade do Google+ . Deixe a sua opinião.  É isso que é o Paganismo hoje?