Pular para o conteúdo principal

Várias faces, um só deus...




Ouvir Episódio 1

Será que todos os deuses são faces de um mesmo deus? E todas as deusas são faces de uma mesma deusa?
Eu discordo. E você?
Ouça o primeiro episódio do podcast Vida Pagã.
Lembre-se de deixar seu comentário.

O player do blog tem que fazer todo o download, depois toca (acompanhe a porcentagem no player).

Quer ouvir logo? Ouça aqui:
http://www.gcast.com/user/magiadadeusa/podcast/magicko

Músicas de hoje:
Sure as the Wind - Libana
Samhain Night - Loreena Mckennitt
Lady of the Lake - Elaine Silver

Podcast Bruxaria Italiana Para Ouvir:
http://web.mac.com/dichiaroluna/stregoneriapod/Podcast/Podcast.html

Comentários

  1. Oi, Jackie... já baixei no iTunes, vou ouvir e comento com vc mais tarde... Mas de cara, eu posso dizer, sim, concordo com vc... Não tenho na minha crença e na minha prática que uma deidade seja face de uma deidade maior.

    Acredito que isso se dá pelo fato de ser politeista helênica. Quer dizer, sou strega, bruxa, pagã e minha busca divina vai aos deuses de meus ancestrais e esse não era um pensamento helênico. Mas, essa sou eu... mais algumas, hehe, mas eu...

    Ótimo tópico, comento mais quando ouvir.

    Ah, sim, e muito obrigada por colocar meu podcast no seu blog!
    Bjokas

    ResponderExcluir
  2. Ouvi.
    Gostei. E vou no seu comentário o mesmo tom que eu fui no meu podcast. Eu tb penso que os Deuses são representantes de seu povo, tempo e cultura...
    E como uma pessoa que tem como seus deuses ancestrais, os greco-romanos, eu presto minhas homenagens a eles.

    O lance é que eu sinto que sim, existem energias que se perspassam. Uma amiga strega escreveu um texto chamado "Ares, Ogum e eu" que fala sobre isso, está em http://www.tribosdegaia.org/inesraven/ines07.html

    Mandou bem no podcast e adorei os comentários pertinentes e abalisados de sua neném!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Olá Jackie adorei o programa, esse ano será de muitas conquistas para o projeto e para o paganismo, conte com isso, bjs!

    ResponderExcluir
  4. Olá Jackie, adorei o assunto.
    Tabém cultuo Deuses de meus ancestrais, acho isso muito importante. Sinto que a energia flui com mais naturalidade/afinidade.

    Beijos e aguardo o próximo encontro!!
    Natalia.

    ResponderExcluir
  5. Oi Jackie!!! Entrei no site por indicação da Pietra e adorei! Parabéns!!!
    Achei muito legal você ter intercalado as músicas com os seus comentários. Ficou ótimo.

    Achei ótimo seus comentários e a forma com que os explicou. Porque eu tenho essa mesma impressão das várias faces da Deusa e parece que ficou tudo mais claro na minha cabeça. Obrigada!!!
    E a sua filhinha deu um charminho a mais! =D
    Um beijo e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Jackie! Muito bom poscast, incluindo a participação da garotinha ^-^ que parece ser uma graça. Quando você parou de fazer poscast, a uns dois anos atrás, foi mais ou menos quando eu fui forçada a parar um pouco de me dedicar a minha vida pagã, por causa da faculdade e de um novo emprego. Voltou em boa hora garota!
    Mas, acho que contrariando todo mundo aí em cima, eu vou discordar, em parte, do que você disse. Eu concordo que cada Deus e cada Deusa seja único, e usando o exemplo que você usou, não acho que A Senhora do Inverno e a Mulher da Teia fossem a mesma Deusa, exatamente. O que penso é que os deuses são mais que seus povos, embora não possam existir sem eles. Os deuses trazem "níveis de compreensão" diferentes em si. Talvez esses índios que passaram um tempo na tribo maior tenham percebido que apesar dos nomes diferentes, dos ritos diferentes, das faces distintas, a fé daquele povo naquela Deusa era igual a própria fé na Deusa da tribo menor. Acho que essas deusas ajudariam suas respectivas tribos, pois eram suas tribos, mas essencialmente (se evoluirmos o bastante pra superar a rixa entre os povos) essas Deusas não eram diferentes entre si. Fundamentalmente elas seriam, não diria a mesma Deusa, mas deusas iguais.
    Deu pra entender? Acho que fui confusa, me desculpe. Enfim, essa é minha opinião e já que você convidou resolvi compartilha-la aqui.
    Mas continue com os podcasts! Eles são ótimos.
    Beijos e muita força pra você!

    ResponderExcluir
  7. Olá querida!!!Adorei o programa! Fiquei extremamente feliz que você coltou a ativa! Já estou divulgando aos meus conhecidos e espero que tenha muuuito sucesso!!! Espero pelo próximo programa!

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?? Em primeiro lugar, eu gostaria de dizer que eu realmente adorei o programa!!
    Parabéns!!!
    e sobre o tema, eu não tenho uma idéia muito elaborada sobre o assunto mas, acho que os Deuses e Deusas foram sendo adaptados pelas várias culturas ao longo do tempo.Acho que todos os povos têm a imagem dos Deuses que mais parecem com seu cotidiano e cultura.Os Deuses são reflexos de seus povos, não só físicamente, mas "suas personalidades" também.
    Por exemplo os povos nórdicos, eram guerreiros e a maior parte de seus Deuses têm esse lado guerreiro. Os Gregos (pais da democracia e da filosofia) têm Deuses e Deusas Mais moderados. que exaltam as artes, a inteligência,uma boa coversa pra resolver os conflitos, enfim.
    Bom, não sei se eu estou falando besteira, essa é só a minha opinião mas, acho que no fundo, os Deuses e Deusas são os mesmos, os panteões só mudam para se adaptar aos povos.
    Mais uma vez parabéns!!!
    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sugestões?

Pessoal, estou trabalhando muito. Mas em abril volto com o programa e com uma entrevista com a Sabrina, do Clã dos Ciclos Sagrados, falando sobre o poder do sangue, a tenda vermelha e outros mistérios. Estou marcando uma entrevista com a Tatyana do Xamanismo.org, pra batermos um papo sobre o Xamanismo. E alguém tem sugestões de tópicos? Sou toda ouvidos. Abraços e até o próximo programa! ;)

Sobre Jackie Ayres

Jackie é um membro ativo da comunidade pagã brasileira e norte-americana. No Brasil, ela é idealizadora e responsável pelo projeto Gaia Religare, que está no ar desde 2004 e foi responsável pelo projeto Magia da Deusa, que esteve no ar desde 2002, sendo substituido pelo projeto Gaia Religare. Ela foi responsável pela criação do primeiro podcast pagão no Brasil, sob o nome de Programa Magia da Deusa ou Magia's Podcast em 2005. Criou a web-rádio Magia da Deusa, que unia vários podcasts que tratavam de diferentes áreas do paganismo. Está diretamente envolvida na conscientização do paganismo no Brasil através de meios de comunicação, como blogs e podcasts. O projeto Gaia Religare já foi fonte de pesquisa e estudo para várias pessoas, tendo oferecido no passado cursos e artigos semanais, escritos por nomes conhecidos no paganismo brasileiro. Nos Estados Unidos jackie já trabalhou como voluntária e já foi membro do grupo de coordenadores do Dia do Orgulho Pagão em Nova Yorque em 2006, 2

Minha Vida Pagã; Hoje.

Incrível como a vida acontece. Passa. Voa. A gente nem percebe... Há algumas semanas atrás, minha mãe estava comentando de uns problemas pessoais, meus, com o pai de santo dela. A resposta imediata dele foi: "Mas como? Ela sabe o que fazer pra afastar coisas assim." E a resposta da minha mãe foi: "Já há muitos anos que ela não faz nada, não mexe com nada, casou com um ateu." A vida destrai a gente. O trabalho. O parceiro. Outras atividades interessantes... Já há anos estou planejando a reconexão com o divino (igreja, terreiro, o que for!). Comprei um tarô novo uns meses atrás, pra ver se me inspira. Fui iniciada no Budismo e o estou levando como uma filosofia de vida (e não religião).  Farei o possível pra escrever aqui sobre pensamentos e coisas relacionadas à vida espiritual. Nunca fui mesmo Wicca (exceto pelos primeiros meses, onde explorava a religião). Nunca fui de religião nenhuma, na verdade. Mas sempre tive a necessidade de conexão com o d