Pular para o conteúdo principal

Cristianismo Moderno - Parte I

Há uns dias atrás vi o filme Alexandria. Apesar de entender que várias partes do filme são fictícias, pois pouco se sabe sobre a vida de Hipácia, o filme multiplicou minha antipatia pelo Cristianismo moderno.

Recentemente postei no Facebook: "Deus, OK. Cristo, OK. Cristianismo, NOT OK." Uma conhecida disse "Acho que você quis dizer "Religião, NOT OK.". Não, não, não. Eu quis dizer Cristianismo mesmo e não religião. Apesar de achar que religião pode ser problemático, meu problema, especificamente, é com o Cristianismo moderno. Infelizmente.

Não estou incitando ódio religioso. Estou dividindo uma opnião pessoal. E por que tenho problemas com o Cristianismo? Porque em toda a história da humanidade, eu nunca vi uma religião conseguir manipular tanta gente ou destruir tanta coisa. Cristãos seguem a fé segamente e não conhecem a própria religião. Quando digo "Cristão" ou "Cristianismo", estou na verdade me referindo à religião Católica, Evangélica e derivantes.



Livros, idéias, ideais, reinos, religiões, culturas... o Cristianismo já destruiu tudo isso em nome da fé. Em nome de Deus. Já tive minha fase de antipatia à Deus. Nunca tive fase de antipatia à Cristo. Se ele existiu, foi um grande filósofo! E se Deus existe, também já não tenho nada contra o mesmo. Não sou fã e descordo do jeito que ele faz as coisas. Mas, segue quem quer. Submete-se quem quer. Somos todos livres e respeito a liberdade religiosa! Hoje vejo tudo como culpa do homem. Culpa do homem que manipula a religião e culpa do homem que segue sem conhecer e nem questionar.

Agora, aparentemente, a igreja primitiva era algo mais limpo, mais organizado, mais respeitador, menos limitador... Acredito que as coisas desandaram quando o imperador Romano se converteu ao Cristianismo e implantou as crenças e costumes pagãos no Cristianismo. Aí fudeu tudo! Tanto pro lado pagão quanto pro lado cristão. E continua tudo fudido até hoje...


Comentários

  1. Olá,concordo com vc quando diz que o cristianismo manipulou muita gente, mas eu acho um absurdo na era que vivemos algumas pessoas se submeterem a esse tido de manipulação. Afinal se quero algo pra minha vida, se quero seguir algum dogma religioso tenho que no minimo conhecer o que é.Qanto ao fundimento dos custumes pagãos ao cristianismo, isso só prova que é um caminho que não pode ser levado muito a serio.
    Raquel

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Abandonando o Paganismo - Reflexão

O que leva uma pessoa a perder a fé? O que leva indivíduos a deixarem de seguir uma religião? Qual é o limite, a linha que divide fé e religião? No próximo episódio vou falar de fé e religião. Entendo como uma pessoa, no Brasil, deixa de ser católica pra virar pagã. Mas como um pagão deixa de ser pagão? Bom, vamos ver como este programa vai se desenvolver... Fiquem atentos! Episódio novo dia 1º de Agosto!

Solstícios de Verão e Inverno

Olá Yuletide! Olá Litha! Espero que todos tenham planos para as festividades à frente. Eu tenho um jantar de Yule amanhã (24/12) -e espero poder ir. Mas tem tanto trabalho atrasado, que tô achando difícil. Eu sei que no Rio tinha um pessoal que foi algumas vezes no Stonehenge. Acho que Litha seria a melhor época pra ir lá, não? Ainda tenho planos de ir lá... Por agora, fica um vídeo de pagãos de diferentes grupos e crenças visitando o Stonehenge no Litha de 2011  

Fantasia Histórica - Livros

Por algum motivo, ultimamente, estórias relacionadas com druídas, Celtas e sua cultura têm me chamado a atenção. Não que seja algo novo. Qual pagão não acha a história Celta fascinante? Particularmente, sou grande fã de fantasias. Seja Histórica, Moderna, ou outro tipo. Se estou com tempo sobrando ou se li tudo que tinha pra ler, vou na livraria ver se acho algo bom. Andando pela Barnes & Nobel há um mês atrás (adoro ir lá, principalmente nas que tem 3 andares ou mais!) achei o livro The Seer of Sevenwaters (A Vidente de Sevenwaters, no Brasil). A autora é Juliet Marillier . A estória da vidente de Sevenwaters me envolveu de um jeito, que eu lia mais do que fazia qualquer outra coisa. Infelizmente comecei pelo fim! Descobri a trilogia de Sevenwaters: A Filha da Florest, O Filho das Sombras, A Filha da Profecia. E tem ainda o Herdeiro de Sevenwaters (2009) e então A Vidente de Sevenwaters (2011). Aparentemente as estórias se encontram e todos os personagens estão presentes em qu...